Sistema de automação residencial: o que incluir?
Com dias cada vez mais corridos, quando chegamos em casa muitas vezes queremos relaxar e descansar a cabeça. E para deixar o dia a dia mais fácil, eficiente e tecnológico existem alguns tipos de sistema de automação residencial disponíveis que desempenham funcionalidades diversas. Cada um tem suas próprias características e funcionalidades e no artigo de hoje, a RR Áudio e Vídeo | Automação trouxe algumas dicas e opções de sistemas para sua casa. Leia e veja quais são as opções mais populares!
4 opções de sistema de automação residencial
1- Iluminação inteligente
Algumas pessoas que se interessam por novidades tecnológicas já devem ter ouvido falar dos smarts hubs. Eles são dispositivos centrais que conectam e controlam todos os dispositivos inteligentes em uma casa. Mas, tentar fazer a integração desses aparelhos sozinho pode ser complicado. Muitas vezes eles têm funções técnicas e manuais em inglês que precisam de tradução técnica. Por outro lado, você pode ter um sistema de automação residencial mais simples que controle toda a iluminação da sua casa, por exemplo.
Assim, os sistemas de iluminação inteligente permitem que você controle as luzes da sua casa por meio de um aplicativo. Se preferir, eles também podem aprender suas preferências e ajuste do brilho, a cor e até mesmo programar horários para ligar e desligar as luzes. No final do mês isso pode gerar ainda uma economia de energia, além da conveniência.
2- Ar-condicionado
Outra boa opção de sistema de automação residencial é do controle de temperatura. Os termostatos inteligentes permitem que você controle a temperatura da sua casa de forma remota e programada.
Você também pode fazer a integração e automatização do ar-condicionado. Assim, pode ter mais conforto térmico sem precisar ficar ajustando e com economia de energia.
3- Cortinas e persianas
Instalando um sistema de automação residencial, também você pode controlar as cortinas e persianas da sua casa. Isso pode ser feito por meio de um aplicativo ou programação. É possível ajustar a quantidade de luz natural que entra em sua casa e aumentar a eficiência energética.
Na prática, a interação pode ocorrer por:
- motorização – é instalado um motor no mecanismo das cortinas permitindo que elas sejam abertas ou fechadas com o toque de um botão. Alguns sistemas também permitem programar horários específicos para o movimento das cortinas ou persianas;
- sensor de luz – podem ser automatizadas com base na quantidade de luz natural que entra em um ambiente. Quando a luz atinge um determinado nível, as cortinas ou persianas podem se fechar automaticamente para bloquear o excesso de luz ou abrir para permitir a entrada de luz natural;
- programação – você programa horários específicos para o movimento das cortinas.
4- Assistente de voz
Nossa última dica de opção de sistema de automatização residencial é justamente o controle por voz. As assistentes de voz como Alexa, Google Assistant ou Apple Siri, podem ser integradas a sistemas de automação e controlar vários dispositivos direto com a sua voz. Essa é uma maneira conveniente e sem as mãos de controlar sua casa.
Para que isso funcione basta fazer uma configuração inicial e ter dispositivos compatíveis para vinculação dos dispositivos ao assistente de voz. Depois disso, fazemos a integração com a sua rede e configuramos os comandos. O assistente de voz reconhecerá seu comando e enviará a solicitação para o dispositivo de automação residencial correspondente executando a ação solicitada.
Fale com a RR Áudio & Vídeo | Automação!
A RR Áudio & Vídeo | Automação é uma empresa que trabalha com sistema de automação residencial e também trabalha com projetos de automação comercial. Trabalhamos de acordo com as necessidades de cada cliente com eficiência e segurança. Estamos prontos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos com tecnologia de ponta.
Entre em contato aproveite nossas soluções!